O fluxo de caixa é uma ferramenta de fundamental importância para qualquer empresa que deseja fazer uma gestão corporativa adequada.

Por ser conceitualmente muito simples, fluxo de caixa possui algumas características que podem complicar a apuração correta de seus dados. Principalmente para empresas que não investem em processos bem definidos e estruturados.

No entanto, considerando que as empresas devem atuar sobre esses pilares para se manter funcionando de forma adequada, o fluxo de caixa acaba representando um controle bastante importante para a gestão das empresas, como veremos neste artigo.

Importância do fluxo de caixa para a gestão da empresa

Fluxo de caixa é um instrumento de controle que possibilita uma visão efetiva e eficiente da posição de entrada de recursos e compromissos financeiros de todo tipo.

É um controle realizado diariamente, como um processo prioritário de coleta de dados de diversas fontes dentro da empresa. Devendo, por essa razão, ser preparado ao iniciar cada jornada da rotina corporativa.

E, assim, poderá servir de base para a definição de estratégias de negócios como: aplicação de recursos ou decisão de obter fontes de entradas para honrar os compromissos a vencer.

Esse controle permite não só uma função gerencial adicional ao já existente controle de entradas e saídas financeiras, mas também a projeção de resultados e avaliação prévia de necessidade de ajustes às operações e melhorias eventuais no processo.

É um tipo de acompanhamento que deve funcionar de forma integrada para evitar falhas em obtenção de dados. Apresenta ainda diversos benefícios para acompanhamento das mais variadas operações da empresa.

Em resumo, o fluxo de caixa busca a demonstração de informações financeiras de valores a receber e a pagar, permitindo a avaliação de descompassos de caixa e a eventual necessidade de se recorrer a recursos financeiros para o pagamento de despesas.

Controle efetivo das despesas

Empresas que possuem soluções integradas de controle poderão contar com acompanhamento de despesas e a identificação de algum indício de anormalidade nas operações.

Efetuar, inclusive, inter-relações entre as despesas previstas e realizadas, podendo ser avaliado ainda se o aumento de despesas esta relacionado a aumentos reais de produção e vendas.

A análise e avaliação de distorções apuradas no fluxo de caixa permitem ainda identificar riscos de desvios financeiros, o que é um fator de extrema importância para as empresas.

Maior precisão quanto as estratégias de negócios

Acompanhar o fluxo de caixa elaborado de forma adequada e com as informações efetivamente completas é uma excelente forma de contribuir para as decisões estratégicas da empresa. Isso vem como consequência de se permitir a visualização e projeção de disponibilidades atuais e futuras que a empresa pode utilizar.

O principal é que, para quaisquer conclusões sobre as informações do fluxo de caixa, sejam considerados os dados orçamentários previamente traçados para o exercício.

Caso ocorra a necessidade, efetuar os devidos ajustes na condução da empresa ou reavaliar a peça orçamentária para apurar ocorrências não previstas de mercado e que possam estar impactando nos negócios.

Monitoramento constante da tributação e de gastos com pessoal

Um adequado fluxo de caixa permite que se façam dois tipos de acompanhamento diário:

· Por um lado, do volume de impostos pagos;

· Por outro, o acompanhamento de gastos com pessoal, quanto a encargos sobre a folha de pagamentos e custos de horas extras.

Ambos acompanhamentos são importantes formas de monitorar a correta apuração de impostos de forma global, assim como se a gestão da área de pessoal está sendo realizada de forma correta.

Esses itens estão diretamente relacionados a vendas e produtividade na empresa e são poderosos indicadores para realizar ajustes na condução do negócio.

Considerações finais sobre importância de fluxo de caixa

Importante destacar que a integração e segurança da base de dados para a elaboração de um fluxo de caixa significa a melhoria e segurança desse controle e torna seus resultados efetivamente confiáveis.

O fluxo de caixa é um instrumento que permite uma enorme possibilidade de avaliações, auxiliando de forma efetiva a boas práticas de gestão empresarial.

Para se ter acesso a outros assuntos de controles financeiros assine nossa newsletter e passe a se aperfeiçoar de uma maneira simples e rápida sobre temas relacionados à gestão financeira e áreas afins.