Em busca de conquistar lucros crescente, as empresas devem atuar em duas frentes que são:

· aumento de receitas;

· redução de custos e despesas empresariais.

Neste artigo, vamos abordar como identificar e realizar a redução de despesas empresariais de forma adequada, visando a melhoria dos resultados para o empreendedor.

Como se planejar para reduzir despesas empresariais?

Em muitas organizações, as despesas empresariais são de difícil tratamento para efetuar reduções, pois muitas estão relacionadas à disponibilização de fatores de conforto e até mesmo status para empregados e empregadores.

No entanto, para uma empresa ser competitiva, seus custos e despesas devem ser adequados ao negócio e controlados de forma rígida, visando evitar desperdícios e gastos que comprometem os resultados.

Sob essa ótica, uma empresa que se proponha a reduzir despesas deve implantar um modelo de controle para apurar os gastos com cada item que faz parte de tal grupo contábil e atuar sobre esses de forma efetiva.

Atuar sobre grandes despesas causa impacto imediato. Porém, pequenas despesas também merecem a atenção, pois acabam afetando os resultados de médio e longo prazo. Mas não só isso, principalmente por representar uma forma de demonstrar o esforço e seriedade da empresa em alcançar resultados com o reconhecimento de todos.

5 despesas empresariais que você pode começar a reduzir

1 – Gastos com a conta de energia elétrica

Um dos itens que mais pesa nas despesas empresariais é o custo de energia elétrica. Atuar sobre esse item é um fator que retornará com benefícios diretos e imediatos sobre as despesas totais, possibilitando a melhoria dos resultados.

Várias medidas podem ser adotadas e que permitirão a redução destes gastos, tais como:

  • Avaliar investimento em energias renováveis, como solar, hídrica ou, em certos casos, eólica;
  • Fazer uso racional de aparelhos elétricos e de máquinas na produção;
  • Implantar campanhas de conscientização de uso de energia, como desligar interruptores e equipamentos quando de ausências dos locais.

2 – Despesas com telefonia

Reavalie os planos de telefonia da empresa e utilize recursos de planos mais adequados a realidade da empresa. Além disso, passe a utilizar opções sem custos com e-mail corporativo, WhatsApp, Skype, etc.

Um grande impacto nas despesas empresariais a telefonia também apresenta um aspecto educacional, quanto a avaliar a disponibilização restrita de linhas privilegiadas, aquelas que permitem ligações interurbanas, internacionais e particulares.

3 – Gastos com conexão da internet   

Entre as despesas empresariais, o gasto com conexão de internet e respectivos pacotes impactam de forma representativa para a empresa. Da mesma maneira que as despesas com telefonia devem ter suas contratações redefinidas, visando adequar a necessidade da operação.

Destacamos que a internet tem outro fator que afeta os resultados da empresa, pois atua de forma direta em vários casos na produtividade dos empregados. Isto é, como se trata de uma ferramenta à disposição, os colaboradores podem utilizar acessos particulares na web de forma mais constante, deixando de realizar atividades corporativas.

Neste caso a empresa deve avaliar os acessos concedidos, vinculando-os à necessidade da atividade profissional para ter estes acessos.

4 – Redução da quantidade de impressão de documentos

Gastos com impressão de documentos são bastante significativos entre as despesas empresariais, pois, além dos valores com aluguel ou compra de equipamentos e acessórios e o grande volume de papel utilizado, existe um custo não controlado, que está ligado ao tempo gasto por empregados com as atividades de impressão.

Há ainda a possibilidade de uso indevido por impressões de caráter particular, usando os recursos da empresa, sem controle.

Várias são as alternativas para a redução deste tipo de despesa. Porém, uma medida que deve ser adotada e atuar sobre direcionar os processos para formas digitais, diminuindo as impressões para os casos estritamente necessários, reavaliando manter equipamentos ou sua terceirização.

5 – Despesas com material de apoio administrativo  

Entre as despesas empresariais estão aquelas que se relacionam a materiais de escritório como copos de água e café, além de materiais de apoio como canetas e papéis são bastante significativos, pois apresentam normalmente giros elevados de consumo e controles.

Reavaliar a política de compras de materiais de escritório, trabalhar em campanhas de conscientização de uso racional de copos e outros. Assim como incentivar substituição de descartáveis por materiais pessoais fornecidos pela empresa, podem ser excelentes ações para reduzir gastos.

Considerações finais sobre despesas empresariais

Este artigo considerou alguns exemplos de redução de despesas empresariais. Porém, com um trabalho de avaliação e análise de gastos é possível identificar várias outras iniciativas.

Em um projeto de redução de despesas, é importante que ocorra um comprometimento da administração, mas também que os empregados percebam a importância deste tipo de ação para beneficiar a empresa e a garantia de empregos.

Agindo dessa forma o projeto certamente terá sucesso. Gostou do artigo sobre despesas empresariais a evitar? Compartilhe nas redes sociais!